1º Ano B assiste apresentação Atitudes que aproximam: um exemplo de amizade

Chiquinho, Maricotinha e Luizinho apresentaram um teatro para as crianças do 1º Ano B sobre as atitudes que podem afastar ou aproximar os colegas. Luizinho pensava que fazer “gracinhas” era uma forma de atrair amigos, mas logo percebeu que, apesar de os colegas rirem, essa atitude não era uma forma saudável de se relacionar.

Maricotinha o ajudou a entender que ele podia usar um grande poder que só o ser humano tem: o poder da observação para identificar se suas atitudes estão agradando ou não. Luizinho ficou sem saber como usar esse poder. A assessora Renata pediu para a turma ensinar ao Luizinho o que já aprenderam sobre o poder da observação. Vejam só o que as crianças ensinaram para Luizinho: “é olhar”, “é prestar atenção nos detalhes”, “é olhar o que tem na mente, prestando atenção nas atitudes”, “é ver se o outro está feliz ou triste”, “é escolher as atitudes certas para imitar”. A assessora acrescentou que imitar é diferente de cultivar um valor por meio de uma nova atitude!

Inspirado por essas ideias, Luizinho se comprometeu a observar as boas atitudes de Chiquinho, que ele admira muito. Ele se esforçou para se superar eliminando de sua mente o pensamento de fazer gracinhas, e ficou feliz com a aproximação do colega Chiquinho, que se sentia mais à vontade de estar com ele. Essa experiência mostrou que, com a ajuda dos demais, com o auxílio do poder da observação e um pouco de esforço, podemos aprender a ser melhores amigos e criar laços mais fortes de amizade sendo uma pessoa agradável a todos.