As turmas do 8º Ano participaram de uma aula prática de Ciências para compreender, de forma visual e concreta, as fases da Lua e os fenômenos que envolvem o movimento dos corpos celestes.
Utilizando uma bola de isopor como representação da Lua e uma fonte de luz para simular o Sol, os alunos puderam observar como a luz solar incide sobre a superfície lunar, alterando sua aparência ao longo do ciclo. A atividade proporcionou uma simulação clara das fases crescentes, minguantes, cheia e nova.
Durante a experiência, os estudantes também discutiram sobre a posição relativa entre a Terra, a Lua e o Sol, compreendendo que seus planos orbitais nem sempre coincidem, o que explica por que nem toda Lua nova resulta em eclipse solar, e nem toda Lua cheia em eclipse lunar. Quando há coincidência desses planos, ocorre o alinhamento necessário para que os eclipses aconteçam.
A prática foi fundamental para consolidar os conteúdos astronômicos, despertando a curiosidade e favorecendo o entendimento de conceitos muitas vezes abstratos. Com entusiasmo, os alunos observaram na prática como os movimentos no espaço influenciam diretamente o que vemos da Terra. Um verdadeiro exercício de aprendizado com sentido.