4º Ano A descobre a ação dos microrganismos em experimento de fermentação

Como seres tão pequenos podem provocar transformações tão grandes?

Os alunos do 4º Ano A mergulharam no fascinante universo dos microrganismos por meio de uma experiência prática que despertou a curiosidade e o espírito investigativo da turma. Utilizando fermento biológico, água morna e açúcar, as crianças acompanharam o processo de fermentação e observaram, na prática, a produção de gás carbônico, responsável por fazer as massas crescerem.

Durante a atividade, os estudantes puderam compreender que muitos processos presentes no nosso cotidiano acontecem graças à ação de organismos invisíveis a olho nu. A observação das mudanças ocorridas ao longo do experimento tornou o aprendizado mais concreto, favorecendo a compreensão dos conteúdos trabalhados em sala de aula.

Além dos conhecimentos científicos, a experiência também estimulou a paciência, a observação atenta e o trabalho colaborativo. A cada etapa, os alunos foram convidados a perceber como pequenas transformações podem gerar grandes resultados, desenvolvendo um olhar mais sensível para os fenômenos da natureza.

Momentos como esse mostram que aprender Ciências vai muito além da teoria: é investigar, descobrir e se encantar com o mundo que nos cerca.