Conteúdo de História é estudado no 2º Ano B a partir do plantio de sementes de feijão

A professora Cristina Lauria trabalhou com os alunos do 2º Ano B, na disciplina de História, o conceito de passado, presente e futuro.

Para auxiliar a compreensão das crianças, a professora utilizou o recurso da analogia, propiciando um campo experimental que interessou às crianças.

Cristina estimulou os alunos a plantar sementes de feijão em um pote pequeno com um pouco de algodão.

Os alunos ficaram muito animados com a ideia do cultivo, e foram logo se preparando para colocar a proposta em prática.

Durante duas semanas a professora trabalhou com as crianças estimulando-as a fazer uso de uma importante capacidade da mente humana, a observação para que acompanhassem, com atenção, o processo de evolução do grão de feijão.

A partir das observações que faziam, as crianças puderam compreender claramente o conceito de presente, passado e futuro, atrelado aos conceitos de evolução e transformação. Ficou muito claro, na experiência, que o processo de transformação exige cuidado, dedicação, paciência e esforço.

As crianças vibraram com a evolução da semente do feijão e, mesmo depois do conteúdo de História ter sido finalizado, ainda compartilham com as professoras e colegas o que estão vivendo cuidando de suas plantinhas.