Alunos do 9º Ano abordam síndromes genéticas e biotecnologia em aulas de Biologia

Durante as aulas de Biologia, sob a orientação da professora Milena Almeida, as turmas do 9º Ano realizaram pesquisas sobre síndromes genéticas e biotecnologia.

Três grupos se dedicaram ao estudo das síndromes genéticas, como a síndrome de Down, Klinefelter e Turner, aprofundando em suas características genéticas e fenotípicas, além de analisar os desafios diários enfrentados pelas pessoas com essas síndromes e as práticas de inclusão e apoio social. Já os outros três grupos focaram nos aspectos da biotecnologia, abordando temas como clonagem, células-tronco e organismos geneticamente modificados (OGMs), trazendo importantes elementos sobre os avanços científicos e os dilemas éticos que envolvem essas tecnologias.

Os alunos transmitiram de forma clara e objetiva as suas pesquisas. Além de ampliar seus conhecimentos, os estudantes também foram desafiados a refletir sobre as implicações sociais, éticas e científicas de cada tema.
A atividade não só proporcionou um aprofundamento nos temas de biologia e bioética, mas também ensinou aos alunos a importância de saber trabalhar juntos, superar desafios e aplicar o conhecimento de forma prática e colaborativa.