As turmas do 2º Ano do Ensino Médio se depararam com um grande desafio proposto pelas professoras de Química, Fabiana da Costa e Ward Lauar: Dissolver sempre é possível?
Os alunos receberam alguns sais (sulfato de cálcio, sulfato de cobre pentahidratado, permanganato de potássio, cloreto de potássio) e tinham a tarefa de investigar se eles eram solúveis na água. Para isso, usaram tubos de ensaio, pisseta com água, bastão de vidro e investigaram se estes eram solúveis ou não. Dos sais que eram solúveis, os alunos ainda tinham a tarefa de investigar qual era o mais solúvel e o menos solúvel. Os alunos perceberam que o permanganato de potássio, que é um sal da cor de grafite, ao dissolver na água assumia a cor roxa e que ele dissolvia em grande quantidade na água; já o sulfato de cálcio era um sal que apresentava baixa solubilidade na água e sendo assim considerado um sal moderadamente solúvel.
O objetivo desta prática foi o de favorecer a compreensão de que os sais não se comportam da mesma forma quanto a solubilidade em água.