Para encerrar de forma prática e significativa o estudo sobre rochas e o solo, os alunos do 3º Ano do Ensino Fundamental participaram de uma experiência especial no laboratório de Ciências. A proposta foi construir um filtro caseiro utilizando garrafa PET, aplicando na prática os conhecimentos adquiridos ao longo da etapa.
Com entusiasmo, os alunos montaram o filtro usando elementos naturais estudados: cascalho, areia e algodão. Em seguida, observaram o processo de filtragem de uma água misturada com terra vegetal. A cada etapa, puderam perceber como os materiais atuavam na retenção das impurezas.
Ao final da atividade, os estudantes notaram que a água estava mais clara e transparente, mas também entenderam que, apesar da aparência limpa, ela ainda não era própria para o consumo, já que poderia conter microrganismos invisíveis a olho nu.
A vivência reforçou o conteúdo aprendido e proporcionou uma oportunidade valiosa de observar, questionar e compreender fenômenos da natureza de forma prática e divertida. Afinal, quando se aprende com as próprias mãos, o conhecimento se torna ainda mais vivo!