Para introduzir o ensino da linguagem de programação de forma lúdica, interativa, menos subjetiva e mais concreta, a professora Milena Almeida, propôs uma atividade ‘desplugada’ para as crianças do 4º Ano.
Os alunos fizeram uso do corpo e do concreto, ao invés do abstrato e do lógico. As turmas foram dividas em duplas e cada uma recebeu uma missão, que indicava um local de partida e um local de destino. As duplas deveriam, de acordo com o pensamento computacional, indicar a quantidade de passos e as possíveis lateralidades (esquerda e direita) da partida até o destino, como se fosse uma receita. As soluções deveriam conter um número finito e reduzido de ações. Ao finalizar as anotações, as duplas deveriam testar suas soluções, com o intuito de revisarem possíveis erros no trajeto.
Com essa atividade, integramos conceitos de desenvolvimento corporal e Matemática à linguagem de programação “desplugada”, como ferramenta eficiente no processo de ensino aprendizagem em uma esfera colaborativa.
Além disso, foi possível iniciar o conteúdo em Lógica de Programação de uma forma simples e divertida.