Para compreender, de forma mais profunda, o que define um país e como ele se forma, a professora de História, Daniela Freitas, propôs aos estudantes do 7º Ano um desafio criativo: criar seus próprios países!
A proposta teve como ponto de partida uma reflexão inspirada na Pedagogia Logosófica:
“O que fica, então, por fazer às gerações de hoje? Não há mais terras a descobrir; (…). O que fica, pois, para que as gerações do presente possam responder, como as de outrora, aos desafios dignos de sua época?”
(Introdução ao Conhecimento Logosófico. 4ª ed. São Paulo, 2019, p. 101)
Durante o processo, os alunos imaginaram territórios, culturas e governos. Muitos destacaram que a tarefa mais desafiadora foi criar leis que fossem justas para todos – um exercício que estimulou o pensar, o sentir e o senso de responsabilidade.
Ao final, nasceu um conjunto de países arquetípicos, movidos por princípios elevados e pelo desejo genuíno de promover o bem comum. Uma vivência rica e inesquecível!