Alunos do 5º Ano A e B se encantam com o exemplo da ativista Malala lendo seu livro

Nas aulas de Literatura, os alunos do 5º Ano A e B estudaram o livro Malala – a menina que queria ir para a escola, da autora Adriana Carranca. Na primeira aula sobre o livro, as professoras Maria Alice Maciel e Júlia Lisboa se vestiram como a personagem, colocando um véu na cabeça. Em seguida, vários alunos fizeram o mesmo. Foi muito divertido!

A leitura do livro foi feita em conjunto e todos tiveram a oportunidade de ler um trecho.

Como uma das etapas, as crianças jogaram um Kahoot sobre parte da história. Outro momento importante foi quando compartilharam curiosidades sobre a vida da Malala na época em que a história foi contada, e depois refletiram sobre as mudanças que ocorreram desde então. Os alunos também viram um trecho do discurso dela na ONU e diversas reportagens que relatavam sua formatura na Universidade de Oxford.

Segundo as professoras, as conversas foram muito interessantes! “Malala é um grande exemplo de iniciativa e colaboração com aqueles que estão ao seu redor. Através de ações, ela contribuiu para que muitas crianças tivessem acesso a educação. Vimos que mesmo vivendo uma realidade diferente da de Malala, podemos ter iniciativas de bem que contribuam com os demais”, disseram.

Como culminação, foi solicitado que os alunos escrevessem o que mais gostaram e suas conclusões em forma de uma carta para a Malala. Toda a turma está se preparando para escreverem uma carta conjunta, em inglês, que será enviada a ela. A expectativa está grande!

Seguem depoimentos das professoras:

Maria Alice: “Os alunos ficaram muito empolgados com a leitura desse livro, pois viram que crianças da idade deles podem lutar pelos seus ideais e ajudar outras crianças a fazerem o mesmo, como o exemplo de Malala que lutou e ainda luta bravamente pelo direito das meninas a educação.”

Júlia: “Os alunos gostaram muito de conhecer a história da Malala! Aprendemos com o seu exemplo. Juntos, faremos uma carta em inglês para ela contando sobre o que aprendemos e fazendo algumas perguntas. Será que receberemos uma resposta? Estamos muito animados com essa possibilidade!”