Os estudantes do 8º Ano participaram da atividade “Jogos Gramaticais”, conduzida pela professora Emanoela Lima, que transformou conteúdos como crase, colocação pronominal e uso da vírgula em desafios criativos. A partir dessa proposta, surgiram jogos originais e bem-humorados, como “Hífencub”, “Virgulando”, “Enrolação Pronominal” e “Spacecrase”.
Para criar os jogos, os alunos precisaram pensar logicamente, estruturar regras e transformar normas gramaticais em mecânicas divertidas — descobrindo que projetar um jogo pode ser tão desafiador quanto jogar.
As alunas Beatriz Roda e Sofia Leão resumiram a experiência:
“Gostamos muito da proposta. Além de revisar o conteúdo visto durante o ano, nos divertimos ao desenvolver e ao jogar.
Aprendemos muito com as regras gramaticais e rimos bastante junto aos colegas”.
O entusiasmo da turma reafirmou, na prática, um dos princípios da Pedagogia Logosófica: “Enquanto ensina, faz feliz”. A experiência mostrou que a gramática pode ser leve, envolvente e surpreendentemente criativa quando lógica e imaginação caminham juntas.