Experiências no Laboratório ajudam a fixar a matéria no 2º Ano do Ensino Médio​

No Laboratório de Química os alunos da turma do 2º Ano usaram um sal cristalino de uma cor azul incrível!

Os alunos prepararam soluções usando vidrarias de laboratório, como o balão volumétrico e cada grupo preparou uma solução do sulfato de cobre pentahidratado (sal de cor azul) com concentração diferente, observando que quanto mais concentrada fosse a solução, mais intensa se tornava a cor azul.

A professora Fabiana Costa relata que “os alunos adoraram, ficando encantados ao ver o sólido cristalino de coloração azul (sólido sulfato de cobre pentahidratado). Cada vez mais eles percebem o quanto a prática é importante para a compreensão da aula teórica”.

Os objetivos desta prática visam compreender:

  • Quais vidrarias de laboratório são apropriadas para preparar soluções
  • Como é a substância sulfato de cobre (características macroscópicas)
  • Técnica adequada de pesagem
  • Cálculo de massa molar
  • Estimar a massa de sulfato de cobre necessária para preparar uma solução
  • Verificar que soluções de concentrações diferentes possuem tonalidades distintas

Um importante elemento da Pedagogia Logosófica foi trabalhado:

“A Logosofia não aconselha crer no que se estu­dou nem aceitá-lo cegamente, por certas e inquestionáveis que pareçam suas afirmações; daí que imponha a expe­rimentação como base segura do processo rumo ao saber. Quer que cada um de seus cultores comprove por si as verdades que entranha, e isso só se pode fazer levando-o ao campo da própria experiência.” Do livro Curso de Iniciação Logosófica, §40