Sustentabilidade Mental no 6º Ano na aula de Geografia

O trabalho com os pensamentos no 6º Ano continua! O objetivo é que os alunos aprendam a conhecer, identificar, selecionar e utilizar com lucidez os pensamentos, tornando-os forças construtivas em sua vida. Assim, desenvolvem autonomia para se defender quando percebem que os pensamentos da maioria não são os melhores para si mesmos.

Aproveitando os estudos de Geografia sobre sustentabilidade ambiental e os 7 Rs, os professores levaram para a sala objetos ligados ao cuidado com o meio ambiente – como embalagens sustentáveis e sabão caseiro – e fizeram uma analogia: da mesma forma que praticamos a sustentabilidade ambiental, podemos cultivar a sustentabilidade mental.

Assim como repensamos se cada produto é útil, necessário e construtivo, podemos nos perguntar:

Esse pensamento é útil ou inútil?

Construtivo ou negativo?

E assim como reciclamos resíduos, também podemos selecionar os pensamentos, escolhendo os melhores para cada atividade do dia a dia.

Após uma rica conversa, os alunos elaboraram cartazes em grupo, refletindo sobre o tema e colocando o conceito em prática: observando seus próprios pensamentos e selecionando aqueles que realmente serviriam para aquele momento.

Foi uma atividade muito feliz, que mostrou que cuidar da mente também é um ato de sustentabilidade!