Ao longo do primeiro semestre, os alunos do 9º Ano participaram da Trilha de Formação Integral com o tema “Conhecimento de si mesmo: uma chave para a felicidade”. A proposta buscou criar oportunidades para que cada estudante pudesse explorar suas características psicológicas e experimentar mudanças internas capazes de contribuir para uma vida mais consciente e feliz.
Em uma das vivências, os alunos foram convidados a modelar massinha, retomando a analogia do “esculpir a si mesmo”. Embora o material seja pouco usual para essa faixa etária, a atividade gerou entusiasmo e trouxe reflexões profundas:
- O que é necessário para ser capaz de modelar algo?
- Por que é importante ter um arquétipo?
- O material oferece resistência para se moldar? E nós, enquanto seres humanos, quais resistências apresentamos?
- O resultado desejado surge rapidamente ou exige ajustes, esforço e perseverança?
A partir dessas reflexões, os alunos se aprofundaram no estudo sobre deficiências e antideficiências psicológicas, por meio de conversas e atividades criativas. Um dos momentos mais marcantes foi a apresentação de esquetes: em duplas, os alunos representaram atitudes que expressavam diferentes deficiências e antideficiências, desafiando os colegas a identificá-las.
Em outra atividade, durante o estudo sobre valores pessoais, cada aluno escreveu um valor que considera presente em si mesmo no centro de uma flor de papel. Em seguida, dobraram as pétalas, ocultando o que haviam escrito. Quando colocadas na água, as pétalas se abriram, revelando os valores que compõem a identidade de cada um.
Essa imagem simbólica suscitou questionamentos importantes:
- O que representa a água nesse processo?
- E as pétalas fechadas… como isso se assemelha a nós mesmos?
- Qual a importância de termos flores e valores diferentes compondo o coletivo?
Ao longo de todo o percurso, os professores Carla e Alex incentivaram os alunos a refletirem sobre suas escolhas, atitudes e formas de convivência. A Trilha de Formação foi construída com sensibilidade, gerando momentos de descoberta, escuta e expressão.
Que essas experiências sigam ecoando em suas mentes e corações — fortalecendo o protagonismo de cada um na própria formação, com base nos valores que cultivam e no bem que podem oferecer ao mundo.