8º Ano faz aula prática sobre ar, temperatura e volume e exercitam o pensar e a observação
Nas aulas de Ciências com a professora Milena Almeida, os estudantes do 8º Ano estão aprendendo sobre as características do ar e sua influência na previsão do tempo.
O ar seco é composto (em massa) por 78% de nitrogênio, 21% de oxigênio, 0,97% de gases nobres e 0,03% de gás carbônico (dióxido de carbono), é invisível, incolor, inodoro, tem peso e ocupa espaço.
Os alunos recordaram que a presença do ar pode ser percebida através do balanço das árvores, da brisa tocando o rosto, do balanço das cortinas, entre outros.
Aprenderam que há algumas situações que alteram as características do ar, como por exemplo a temperatura.
Como forma de identificar essa alteração, a professora Milena Almeida propôs uma prática utilizando duas bexigas de borracha, duas vasilhas grandes, água morna e gelos.
Os alunos inflaram as bexigas, deixando-as do mesmo tamanho, adicionaram água morna em uma das vasilhas grandes e o gelo na outra, colocaram cada bexiga em uma vasilha e observaram se houve mudança.
Concluíram que quando o ar sofre aquecimento ele tende a expandir (aumentando o tamanho da bexiga) e quando o ar sofre resfriamento ele tende a contrair (diminuindo o tamanho da bexiga).
“Com a prática realizada, foi possível que os alunos observassem essa mudança e compreendessem que a temperatura influencia no movimento das moléculas: quanto maior a temperatura, maior a agitação das moléculas, sendo assim, tendem a ocupar um volume maior. Quanto menor a temperatura, menor a agitação das moléculas, sendo assim, menor o volume ocupado por elas.”, explicou a professora Milena.
Os experimentos promovem a absorção do conteúdo teórico com leveza estimulando que os adolescentes desenvolvam muitas capacidades mentais como a observação e o pensar e, também, possibilitam o desenvolvimento da função de estudar e de realizar, tão importantes para a evolução dos alunos como estudantes e seres humanos.