4º Ano A aprende sobre sólidos geométricos em atividades variadas e treina valores para a vida
A turma do 4º Ano A estudou, com as professoras Maria Natália Serpa e Fábia Colombaroli, sobre os sólidos geométricos realizando atividades variadas.
Após tomar contato com os conceitos e fazer os exercícios do livro didático, os alunos recortaram e montaram os principais sólidos. Em um segundo momento, pintaram as arestas, os vértices e as faces de cada estrutura, usando cores diferentes para cada parte. Por último, cada criança montou, em sala de aula, um cubo e uma pirâmide de base triangular usando jujubas como vértices e palitos como arestas.
“O aluno Daniel Pedrosa manifestou que gostou muito das atividades porque teve a oportunidade de manusear os sólidos geométricos estudados no livro e, ao final, comer deliciosas jujubas.”, mencionou Fábia.
Na realização de todas as atividades a turma precisou cultivar a paciência para aguardar os comandos das professoras e a execução dos colegas. Também foi um rico campo experimental para cultivar a colaboração com aqueles que tiveram alguma dificuldade. Na atividade final, com as jujubas, a paciência precisou ser ainda maior, pois os alunos só poderiam comer as balinhas após todos terminarem.
As atividades foram realizadas para ajudar na compreensão e fixação dos conceitos que envolvem os sólidos geométricos e, também, para o cultivo de valores que, à medida que forem consolidados internamente, contribuirão na edificação de um melhor ser humano e na convivência harmoniosa com os demais.
“Ficamos muito felizes ao ver nossos alunos se divertindo enquanto aprendiam e colaborando uns com os outros quando apresentavam ajudando quando apresentavam alguma dificuldade para concluir a tarefa.”, relatou a professora Maria Natália.