6° Ano participa de oficinas de pequenos reparos e customização
A professora de Geografia do 6º Ano, Suely Takahashi, desenvolveu com seus alunos o projeto Clothes com o objetivo de trabalhar o conceito e a prática da sustentabilidade, um dos ingredientes da Geografia.
“Durante esse projeto, os alunos aprendem a refletir antes de consumir, fazer escolhas sustentáveis e aplicar os 10 Rs da Sustentabilidade: recusar, repensar, reduzir, reutilizar, reparar, reciclar, reintegrar, respeitar, responsabilizar-se e repassar, práticas que são estimuladas com o intuito de incentivar uma maior consciência ambiental. Além da atenção voltada para o meio ambiente, cuidando das roupas e valorizando o esforço para obtê-las, estimulamos, também, a colaboração, no lar, por meio de iniciativas que demonstrem boa vontade no sentido de contribuir para a melhora do convívio familiar.”, explicou Suely.
Por esse motivo, a professora Suely planejou algumas oficinas de pequenos reparos e customização com a participação de muitos colaboradores da comunidade escolar pensando em propiciar a prática do que o 6º Ano estava aprendendo.
As oficinas ocorreram em dois dias com intervalo de duas semanas entre elas.
“No primeiro momento, os alunos aprenderam a pregar um botão em um pedaço de tecido e a fazer bainha. No segundo momento, eles aprenderam a fazer um estojo de tecido. Foram convidadas para colaborar na realização das oficinas, a diretora geral do Colégio Logosófico – Unidade Funcionários, Liara Salles; a coordenadora do Ensino Fundamental II, Marcella Gualberto; a mãe do aluno Arthur do 6° Ano, Ariane Patti; a professora do Curso Infantil, Rônia Gondim; a secretária da Escola, Anete Magalhães e duas professoras do apoio, Ângela Sobral e Ana Maria Lopes Lama. Nos reunimos no pátio coberto do prédio do Curso infantil e colocamos mãos a obra!”, relatou Suely.
Além de estimular a criatividade dos alunos e incentivar um olhar atento para os tecidos e o seu reuso, as oficinas promoveram a convivência harmoniosa entre eles.
“Os adolescentes foram agrupados em equipes e estreitaram seus vínculos enquanto realizavam as atividades propostas. Aprender uma tarefa simples como pregar um botão ou fazer uma bainha promove a autonomia do aluno na resolução de problemas do dia a dia. Desenvolver competências e habilidades para a vida, dá sentido ao que é realizado promovendo o gosto pelo aprender.”, completou Suely.
“Eu achei que os alunos não dariam importância às propostas das oficinas, mas todos participaram atentos e ficaram felizes em aprender!” Anete Magalhães, secretária da Escola.
“Os alunos do 6° Ano demonstraram muito interesse nas atividades propostas durante as oficinas. Um colaborou com o outro ao ajudar a enfiar a linha na agulha, ao fixar o botão no tecido e nos estímulos quando era preciso recomeçar a tarefa”. Suely Takahashi – Professora de Geografia do 6°Ano.