Turmas do 9º Ano fazem visita guiada na Estação Ecológica da UFMG
No 9º Ano, um dos temas trabalhados em Biologia é Preservação da biodiversidade e o desenvolvimento sustentável. Dentro desse conteúdo, os alunos estudam sobre formas de vida, relações ecológicas, interferências humanas (positivas e negativas), unidades de conservação, recursos renováveis e não renováveis, consumo consciente, impacto ambiental, entre outros.
Como forma de aprofundar o conhecimento por meio de uma vivência, a professora Milena Almeida propôs aos alunos uma excursão para a Estação Ecológica da UFMG (EECO-UFMG) que é uma área protegida e que contribui para a conservação das áreas verdes de Belo Horizonte.
O objetivo da visita foi abordar questões socioculturais e político-econômicas, questões que envolvem impacto dos resíduos sólidos, desmatamento, consumismo, queimadas, acesso a água, impacto do uso dos agrotóxicos para a biodiversidade, entre outros.
As turmas foram divididas em três grupos e passaram por três momentos: oficina de insetos, conhecendo a história da estação e caminhada pela trilha principal. Todos os momentos foram ricos em informações e focados no conhecimento e preservação da biodiversidade.
“Excursões favorecem aos estudantes uma conexão da teoria com a prática educacional e propicia o aperfeiçoamento para a construção do conhecimento. Além de permitir uma interação entre o que foi visto em sala com a realidade no local.”, explica Milena.