Projeto “Ginástica para todos” movimenta as turmas do Fundamental l
Utilizando os materiais de ginástica que o Colégio possui (minitramp, jump, colchões e tatame), os professores Felipe Cerqueira Castro de Souza e Gabrielle Batista Dias estimularam os alunos com movimentos de rolamento, saltos, paradas de mão, rodas, pontes. Utilizaram ainda um vídeo para melhor identificar e exemplificar cada um dos movimentos usados na ginástica.
Os professores tiveram em conta que este é um conteúdo onde é possível experimentar movimentos poucos utilizados no dia a dia, com alto grau de motivação para os alunos, além da busca constante na melhora da performance individual, sem comparações com os colegas, apenas estimulando que cada um compare o seu desenvolvimento atual, com o anterior.
A Ginástica para Todos proporciona um desenvolvimento amplo das habilidades motoras e sociais, pois para realizar alguns movimentos, os alunos precisam da ajuda mútua, promovendo assim a socialização da turma. Ela também envolve todo o aparato de atividades ginásticas. Sua demanda cognitiva envolve a consciência de sua realidade e seus limites, tornando os exercícios estimulantes, pois os alunos se propõem e expõem a organização interna dos pensamentos e também a tomada de decisão para superarem suas expectativas. Os estímulos da ginástica permitem que os alunos aprimorem os aspectos motores, que envolvem as capacidades de força, velocidade, flexibilidade e resistência. Beneficia também a percepção espacial e temporal, uma vez que a referência “pés no chão” é sempre modificada. Aprimora também as habilidades motoras (correr, pular, girar, saltar). Tudo isso integrado com a responsabilidade, disciplina e socialização.
Por ser uma atividade que os alunos devem sempre buscar a superação individual, ocorre uma grande adesão e uma motivação muito alegre para as aulas. Os alunos sentem-se sempre realizados, ao conseguir realizar o movimento esperado e se esforçam com muito afinco quando não conseguem.
Depoimento da mãe da aluna Marina Ribeiro, Graciela Ribeiro:
“Minha filha tem chegado em casa muito feliz com as aulas de Educação Física! De forma espontânea, treina, com muita alegria, os movimentos da ginástica que aprendeu nas aulas. Explica como os professores Felipe e Gabrielle a ensinaram e realiza-os várias vezes, mostrando-os para todos da família e procurando aperfeiçoar sua execução. Sabemos que esse estímulo é resultado da dedicação dos professores para realizar aulas estimulantes, favorecendo o desenvolvimento de muitas de suas habilidades.”