Alunos do Infantil 3 A recebem a ficha do nome próprio
Na turma do Infantil 3A, as professoras Daniela Libânio, Thalita Osti e Gabriela Soares estão realizando um rico trabalho de reconhecimento do nome próprio. As crianças têm sido incentivadas a reconhecer seus pertences por meio de seu nome nas etiquetas e assim passam a familiarizar-se com o conjunto de letras ali presente. Ao identificar seu nome e observá-lo escrito em diferentes locais, objetos e materiais, o aluno o memoriza. Assim inicia seu relacionamento com a escrita como representação de sua identidade.
As professoras levaram para a sala uma caixa e falaram que dentro havia uma surpresa. Ao perguntar para as crianças o que será que havia na caixa, ouviram: carrinho, bola, boneca, foguete, banana, dinossauro, entre outras hipóteses. As professoras abriram a caixa e mostraram que cada um iria receber uma surpresa, a ficha do próprio nome! Todos ficaram muito felizes, exploraram a ficha, observando as letras de seu nome, sua foto e brincaram com as letras móveis.
Segundo as professoras, o nome próprio de uma criança é um marco de identificação, por isso é tão valorizado por ela. Este trabalho gera uma relação de identidade da criança com a escrita. O objetivo maior nas atividades com a escrita do nome é fazer com que cada um reconheça que possui um nome que é só seu, além de propiciar o início da alfabetização. As crianças estão aprendendo as letras de seu nome e estabelecendo relações com letras de outros nomes ou palavras do dia a dia.
A turminha segue com alegria, estimulada a buscar o conhecimento nas diversas oportunidades em seu dia a dia.