Caça ao tesouro com vários enigmas movimenta o Infantil 5 B
As crianças do Infantil 5 B receberam uma “raspadinha” que deveria ser aberta somente em casa, juntamente com os pais. Apesar da curiosidade, os alunos fizeram esforço para cumprirem com o combinado em sala de aula.
No dia seguinte, a chegada foi diferente! As crianças perceberam que a entrada da sala estava enfeitada e fizeram várias perguntas “Professora, por que a sala está assim?” “Será que hoje vai ter alguma festa?” “Ah! Já sei! Acho que é porque na minha raspadinha falou que ia ter ‘caça ao tesouro’.”.
Na hora do lanche, mais um enigma: “sopa de letrinhas”! Novamente, as hipóteses foram feitas. Rafael Segate Ricci de Abreu concluiu “já que a sopa está quente, então o tesouro só pode estar em um lugar quente também.”. Elena Salomão Campolina Cançado fez questão de comer duas vezes para tentar encontrar alguma pista de papel dentro dos potinhos da sopa, mas nada foi encontrado. Pedro Coimbra Andrade remexeu em todo o pote da sopa e encontrou letras e números. Mais tarde, brincando no parquinho, Max Sofal Costa Máximo Lima fez a seguinte reflexão: “Professora, se na sopa tinha letras e números, então, acho que o tesouro deve ser que iremos encontrar letras e números por aí.”. As docentes instigavam as reflexões, perguntando aos alunos “o que encontraram na sopa?”. Antonio Simi Galvão falou que na sopa não tinha nada, só um gosto gostoso.
Para começar a busca pelo “tesouro”, na sala, as professoras leram a primeira pista: “é o nosso lugar preferido da escola. Brincamos de “pega-pega” e adoramos o escorregador!” Sem a menor dúvida, as crianças correram para o parquinho e rapidamente encontraram outra pista que levou a outras pistas, até que a última levou os alunos de volta à sala de aula. A busca não foi fácil, mas as crianças estavam empenhadas em encontrar o “tesouro”. Somente com a brincadeira do “quente e frio”, os alunos conseguiram encontrar uma caixa. Dentro da caixa, descobriram o “Caderninho de Pautas”!
A Professora Marina Miranda explicou que aquele tesouro é muito importante, pois irá acompanhar as crianças durante o percurso no Infantil 5 e ensinou a elas como utilizar as pautas. É importante destacar que o uso correto da pauta é uma ferramenta onde a criança tem contato com a necessidade de seguir regras e de usar com consciência o espaço disponível. Assim, com o tempo, elas compreendem os limites e têm maior facilidade em lidar com eles.
A brincadeira proposta pelas docentes foi realizada para que os alunos pudessem receber com entusiasmo e alegria o caderninho que irá acompanhá-los durante o restante do ano. Os alunos perceberam que aquele instrumento será um grande apoio e que devem cuidar dele com carinho.