Turmas do 1º Ano do Ensino Médio fazem teste para verificar possível adulteração de gasolina
Os estudantes do 1º Ano do Ensino Médio realizaram um experimento para verificar uma possível adulteração de gasolina. Para essa verificação, 50 ml de gasolina foram misturados a 50 ml de uma solução salina em uma proveta. A mistura foi agitada e foi preciso aguardar 15 minutos para a completa separação do sistema bifásico. Os estudantes observaram uma diminuição na fase amarelada (composta por gasolina) e um aumento da fase aquosa, ocasionada pela presença do etanol misturado à água.
Com os volumes de cada fase obtidos, calculou-se a porcentagem de etanol presente na gasolina analisada. Segundo a agência nacional de petróleo (ANP), a quantidade de etanol presente na gasolina deverá ser de 27% (com possibilidade de 1% de erro). Desta forma, foi verificado que a gasolina analisada não estava adulterada.
As Professoras Fabiana Costa e Ward Lauar consideraram ser essa, mais uma das aulas muito especiais! Ao aplicar um teste para verificar a qualidade da gasolina, todos puderam ampliar a compreensão sobre a importância do conhecimento em situações do cotidiano. A aula evidenciou o valor da união dos saberes práticos e teóricos.