Movida pela paixão de formar leitores
Acompanhar o desenvolvimento de crianças e adolescentes por meio da leitura, expandir o acesso ao conhecimento por meio de parcerias estratégicas com o corpo docente e estar sempre presente e atuante em várias demandas e atividades educacionais. Nada mais apaixonante e estimulante para um bibliotecário do que uma rotina permanentemente dinâmica e proativa. E movimento e inovação não faltam na vida profissional de Vera Fulgêncio Murta (CRB-6/987), responsável pela biblioteca do Colégio Logosófico González Pecotche, de Belo Horizonte, onde começou a atuar logo após a fundação.
Bibliotecária há mais de 35 anos, Vera contou um pouco da história da instituição e de seu trabalho. Com o desenvolvimento de diversas ações que visam incentivar a leitura entre os alunos, ela afirma que seu principal objetivo é criar estratégias para atrair os estudantes para dentro do espaço. “As bibliotecas devem cativar e envolver a criança e o adolescente, porque é logo nos primeiros anos que o gosto pela leitura é formado”, conta.
Para fortalecer o contato também com os familiares dos alunos, a cada dois anos o colégio promove uma feira de livros. Durante o evento, os estudantes preparam trabalhos para expor leituras, indicações de livros e atividades desenvolvidas ao longo do ano, ligadas a literatura, português, redação, entre disciplinas correlatas. As apresentações são realizadas no sábado, possibilitando, assim, a presença das famílias. Além disso, a bibliotecária conta que faz questão de marcar presença em projetos de outras áreas desenvolvidos no colégio. Entre feiras, exposições e mostras, ela sempre reserva um espaço para aumentar a visibilidade da biblioteca.
Já a Hora do Conto é um projeto fixo e reúne todas as crianças de 2 a 6 anos, uma vez por semana, para uma sessão de contação de histórias. No colégio, além da tradicional roda de histórias, os alunos são incentivados a levar livros para casa. “Divulgando a disponibilidade de empréstimo, criamos, desde cedo, o hábito da leitura entre os estudantes da escola”, conclui.
Serviço
Biblioteca 11 de Agosto – Colégio Logosófico Gonzales Pecotche
Bibliotecária : Vera Fulgêncio Murta (CRB-6/987)
Endereço: Rua Piauí, 742 – Funcionários – Belo Horizonte (MG)
Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 7h às 17h30
Telefone: (31) 3218-1717
Fonte: Blog do Conselho Regional de Biblioteconomia - 6ª Região