Notícias
Página: 48 de 550
Medindo o pH
Ao colocarem em prática os estudos sobre ácidos, bases e reações de neutralização, os alunos do 2º Ano do Ensino Médio usaram o indicador de azul de bromotimol. Pingaram esse indicador no ácido incolor que ficou amarelo, depois pingaram na base e ficou azul. Perceberam como esse indicador assume cores diferentes dependendo do pH. Depois disso, eles queriam neutralizar o ácido e a base misturando os dois. Para surpresa deles, ao misturar o ácido amarelo com a base azul, a [...]
Ler notícia87º Encontro de Diretorias
As diretorias dos Colégios Logosóficos da Argentina, Brasil e Uruguai estão reunidas em Goiânia para o 87º Encontro de Diretorias. Quanto trabalho tem sido realizado pelo Sistema Logosófico de Educação (SLE) objetivando o avanço dos Colégios Logosóficos no cumprimento de sua missão. As reuniões estão sendo muito produtivas! Desses dias, certamente, muitas ideias e ações serão [...]
Ler notícia6º Ano vence 10 desafios de localização de importantes cidades
Na aula de Geografia do 6º Ano, os alunos, em equipes, venceram 10 desafios de localização de importantes cidades, tendo como referência as coordenadas geográficas. Localizar coordenadas geográficas em um mapa é uma habilidade fundamental, pois ajuda a desenvolver a compreensão do sistema de coordenadas, a noção de localização e orientação espacial. Além disso, esse conhecimento pode ser essencial para entender eventos históricos, localizar pontos de interesse e entender [...]
Ler notícia600 segundos com o Terceirão
A partir da seleção de artigos em inglês da revista National Geographic, cinco alunos do 3º Ano do Ensino Médio se voluntariaram para traduzir o material e apresentar aos demais. Cada aluno teria 600 segundos de apresentação. A própria turma definiu o nome do projeto. O uso de livros e revistas em inglês para aprender Geografia oferece diversas vantagens. A exposição à terminologia geográfica em inglês ajuda a desenvolver habilidades no idioma. Além disso, muitos avanços e [...]
Ler notíciaParabéns! Luz, câmera e ação!
Já pensaram em usar vela de aniversários para estudar funções inorgânicas? No laboratório, a professora de química do 1º Ano do Ensino Médio, aproveitando os aniversários dos alunos, acendeu uma vela normal e uma vela estrelinha. Após cantarem parabéns, os alunos analisaram as fagulhas liberadas que são, na verdade, metais em pó, como alumínio e outras limalhas, acrescentados aos pavios. Esses metais permitem reacender a vela quando soprada, e na vela estrelinha causa o efeito [...]
Ler notícia