Infantil tem oportunidade de explorar a Capoeira nas aulas de Educação Física
O conhecimento e o domínio corporal são muito importantes no desenvolvimento motor da infância, representando um dos pilares na Educação Física infantil. A Capoeira para crianças contribui para se alcançar esse pilar, através de movimentos rápidos e precisos, ao mesmo tempo que movimentos suaves e flexíveis.
As aulas foram divididas em etapas. Um vídeo contando a história e os movimentos básicos dessa modalidade foi apresentado aos alunos. Em seguida, as crianças tiveram contato e puderam experimentar o berimbau, instrumento símbolo desse jogo. Foi realizado também o aprimoramento dos movimentos da Capoeira em um ambiente lúdico e divertido. Nas aulas finais as crianças puderam vivenciar a roda, que é o elemento central do jogo da Capoeira. Ao final do projeto os professores Fillipi Heringer e Ludmila Souza pediram que as crianças registrassem o que viveram.
O objetivo desse projeto foi apresentar a Capoeira como parte da cultura brasileira, em conjunto com os benefícios que esse jogo proporciona. São eles: aprimorar diversas condutas psicomotoras, destacando-se dentre elas a coordenação motora geral, a lateralidade, e a organização espaço-temporal, a resistência, a flexibilidade, o ritmo, a agilidade, a destreza e a expressão corporal. Os professores também tiveram em conta estimular a criatividade de movimentos, praticando a cooperação, a lealdade, a cortesia, e o respeito mútuo, além da disciplina.
“As crianças conseguiram incorporar ao longo das aulas os movimentos e valores que tínhamos como objetivo a serem alcançados. Foi um sucesso!”, palavras da professora Ludmila.
“Ficamos muito satisfeitos de poder, cada vez mais, aprimorar nosso trabalho com as crianças, no que diz respeito ao reconhecimento da própria cultura. A Capoeira é uma forma lúdica de aprender sobre a cultura de seu país e as possibilidades de movimento do corpo”, palavras do professor Fillipi.