Infantil 5 realiza caminhada e visita ao Horto Florestal e Museu da UFMG
Os alunos do Infantil 5 realizaram uma divertida atividade, organizada pelos professores de educação física, Fillipi Heringer e Ludmila Souza, em parceria com as professoras de sala, Julieta Lima, Taís Veiga, Ana Gabriela Lemos e Nadja Lorenzini: uma caminhada no Horto Florestal, uma das maiores unidades de conservação urbana dentro de BH. Visitaram também o Museu de Arqueologia, Mineralogia e Paleontologia da UFMG.
Os alunos percorreram uma trilha que possui um grau de dificuldade baixo. Ela se situa num relevo de Mata Atlântica, com percurso de 1,8 km. Devido à alta biodiversidade, os alunos puderam observar, durante a caminhada, vários animais como o jacú, mico-estrela, macaco-prego, cágado e garça. Quatro guias do MHNJB deram várias explicações sobre as caraterísticas do local.
A caminhada e o lazer são conteúdos que, de acordo com a LDB, pertencem à Educação Física. Portanto esse trabalho se justifica por unir dois conteúdos e dar a conhecer aos alunos diferentes possibilidades de atividades físicas.
Além de proporcionar a prática da caminhada em contato direto com a natureza, foi possível dar continuidade aos projetos Conhecendo os homens da caverna - A evolução através dos tempos e Transformações, que o Infantil 5 tem desenvolvido, com a visita ao Museu.
O Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG (MHNJB/UFMG) estão instalados em uma área com aproximadamente 600.000 m², com vegetação diversificada e típica da Mata Atlântica, reunindo espécies nativas e exóticas e grande acervo.
Os alunos vibraram muito com essa atividade física de aventura. Alguns disseram que essa foi a primeira vez que eles entraram em uma floresta, boa oportunidade para estimular o respeito à Criação.
Vale ressaltar que a visita ao museu enriqueceu grandemente essa excursão. Os alunos conheceram um pouco mais sobre paleontologia, arqueologia, desenhos rupestres e mineralogia. Todos esses assuntos adequados para a faixa etária.