Infantil 4 A aprende a observar o mundo de fora e o mundo de dentro
Na primeira semana de março, as professoras Alessandra Salles e Taís Veiga contaram a história “Coisas que a gente não vê”, de Maria Alice Lacerda. No livro, uma professora incentiva seus alunos a exercitar a observação e passa um dever de casa diferente: pede que seus alunos observem o trajeto que percorrem de casa até a escola.
Os alunos do Infantil 4 A ouviram a história com atenção e foram surpreendidos com o dever pedido pelas professoras, de observar o mundo de fora, mas também o mundo de dentro, o que ocorre no interno de cada um. Deram alguns exemplos e lançaram o desafio. No dia seguinte receberam dois “deveres de casa” por escrito e ouviram várias observações feitas pelas crianças; muitas do mundo externo e também do mundo interno. O desafio se estendeu durante o feriado. Na semana seguinte, novas observações foram trazidas pelas crianças. Conversaram sobre como o mundo de dentro se reflete no mundo de fora, inclusive nas nossas ações e na fisionomia. Os alunos puderam observar que os pensamentos, que são do mundo interno, se refletem no mundo de fora.
Cada aluno contribuiu com as suas observações e construíram um texto coletivo, que recebeu o título sugerido por uma aluna: “Mundo de fora e mundo de dentro”. Também descobriram que todos podem aprender observando a natureza e relacionar esse aprendizado à própria vida.
A professora Alessandra Salles ficou muito feliz com o retorno trazido pelos alunos, que se esforçaram para praticar a observação.