Medida de acidez e basicidade gera interesse no 2º Ano do Ensino Médio
Para analisar o caráter ácido ou básico de algumas amostras do cotidiano os alunos aprenderam a fazer transformações, através de indicadores e das fitas de pH universal. Eles testaram as seguintes amostras de soluções líquidas do cotidiano:
- Água
- Água sanitária
- Vinagre
- Suco de limão
- Solução de bicarbonato de sódio
- Solução de sabão em pó em água
- Refrigerante de limão
- Água desmineralizada (para uso em baterias de carros)
O grupo que testou as amostras com o indicador de fenolftaleína percebeu que ao ficar entre rosa claro e rosa intenso significa que a solução é básica e que as ácidas não mudam de cor. O grupo que ficou com o azul de bromotimol, observou que quando as amostras se apresentavam nos tons marrom, amarelo intenso e laranja indicavam que a substância era ácida e nos tons de azul era básica e verde neutra. O último grupo, que testou as amostras com as fitas de pH, verificou que, quando o pH apresenta-se entre 0 e menor que 7, era ácido; no valor de 7 neutro e entre 7 e 14, básica.
A atividade gerou grande interesse nos alunos, principalmente no momento em que eles perceberam as cores diferentes das substâncias, identificando se uma amostra era ácida ou básica.