A turma do 3º Ano B aprende a trabalhar “Por um mundo melhor”
Na aula de Português, as crianças do 3º Ano B conheceram a obra “O muro das palavras”, de Benjamin Vautier, que se encontra na França, na fachada da Escola de Belas-Artes de Blois.
Entusiasmada, a turma decidiu criar seu próprio muro das palavras. Mas que palavras ou frases poderiam escrever?
Com o objetivo de criar uma interdisciplinaridade entre o conteúdo de português e o tema anual da Escola “Por um mundo melhor”, a professora Júlia Lisboa leu com as crianças as páginas do mês de janeiro da agenda. Surgiu então, a ideia de escrever o que cada um pode fazer por um mundo melhor, que seriam as frases a serem colocadas no muro criado pela turma do 3º Ano B.
Durante a conversa, a professora mostrou diversos exemplos de atitudes de crianças e adolescentes que contribuem com o mundo: a iniciativa de juntar lacres objetivando trocar por cadeiras de rodas, o uso de óleo de cozinha para fazer sabão ao invés de descartar de forma inadequada, entre outras.
A conversa foi mais além... Professoras e alunos concluíram que podem e devem cuidar do mundo físico e, ao mesmo tempo, cuidar do mundo de dentro, um mundo que pertence a cada um deles, chamado mundo interno, à medida que buscam ter mais conhecimentos que os ajudem a ser cada vez melhores como seres humanos.
Na aula seguinte, o muro de frases foi sendo construído a partir da pergunta: “O que posso fazer por um mundo melhor?”: colaborar com os outros, ser grato por tudo que Deus deu a eles, usar os dois lados do papel, cuidar dos animais, ser mais bondoso e muito mais!