O 6°A do Ensino Fundamental e o 3° Ano do Ensino Médio experimentam correção coletiva de provas
Para favorecer a abertura das câmeras nas aulas on-line e estimular a desenvoltura dos alunos, a professora Suely Takahashi sugeriu que a correção das provas da 1ª Etapa Letiva ocorresse com o uso de um chapéu, um boné, uma viseira ou um acessório para usar na cabeça.
A dinâmica começou com a professora colocando um chapéu e lendo a primeira pergunta da prova. Ela escolhia um aluno para ler sua resposta e colocar o acessório escolhido para a dinâmica e assim, sucessivamente, os alunos escolhiam os próximos colegas que participariam. Desse modo, foi promovida a ludicidade que traz leveza para a aula on-line. A alegria ficou evidente no semblante dos alunos que participaram da aula e “curtiram” os acessórios utilizados por todos.
“O ensino remoto tem exigido dos docentes e alunos formas cada vez mais criativas de ensinar e aprender que promovam a interação e o gosto pela busca do saber e a vontade de participar da aula. Ligar a câmera é a principal ação de um processo de aprendizagem que vem adquirindo novas características digitais. O quadradinho da câmera onde aparece o rosto do aluno é o que irá permitir que ele seja visto, percebido e inserido em um grupo social como membro ativo de uma sala de aula. A utilização da tecnologia pode promover a socialização seja de alunos do 6°Ano do Ensino Fundamental como também dos alunos do 3°Ano do Ensino Médio. O importante é que ocorra a participação voluntária e ativa do aluno. Por meio da avaliação é possível perceber se o aluno está construindo competências que lhe permitam uma posição mais eficaz e autônoma na vida. O desafio é promover a aprendizagem como um processo que não se encerra na correção da prova e sim que o momento seja desafiador a ponto de suscitar mais questões que poderão ser solucionadas de forma individual a partir de insights de cada aluno. Durante a dinâmica é possível coletar evidências sobre a aprendizagem dos alunos, entendendo que o processo subjetivo ocorre em graus diferenciados no grupo.”, manifesta a professora Suely.
Muitos objetivos foram alcançados com essa experiência: promover maior dinamismo nas aulas remotas por meio de uma dinâmica de correção coletiva de uma prova, estimular a verificação da prova para que os erros se tornem oportunidades de aprendizagem, promover a oralidade dos alunos e a expressão verbal com clareza, e atender à Competência geral da Educação Básica 8 - Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outro, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.