Normas Disciplinares
Para melhor atender aos objetivos da educação logosófica, o trabalho de acompanhamento ao aluno merece uma atenção muito especial, alicerçando-se nos seguintes aspectos:
- o aluno - criança e jovem - é um ser em formação, merecendo de todo docente cuidados que ultrapassem os limites de uma simples informação;
- o colégio não tem por função apenas possibilitar ao aluno a aquisição de informações e conhecimentos que o habilitem para o prosseguimento de estudos ou para o exercício futuro da profissão, mas, primordialmente, a de contribuir para a sua formação psicológica, moral e espiritual;
- cada ser é um indivíduo único, com características e necessidades próprias, que exigem atendimento individual, sempre que se fizer necessário;
- os pais são os primeiros responsáveis pela educação dos filhos, constituindo-se o colégio em parceiro dos mesmos no trabalho que desenvolvem.
Ações:
Visa ajudar ao aluno que apresenta necessidades específicas quanto à aprendizagem e quanto à conduta, estimulando-o em seus esforços e conquistas.
As observações, as ocorrências, bem como as entrevistas realizadas com o aluno e com seus pais são registradas em pastas individuais, propiciando o acompanhamento do trabalho e dos resultados.
ATENDIMENTO A GRUPOS:
Cada turma é dividida em grupos afins (características, aprendizagem, conduta etc), com os seguintes objetivos:
- atender às necessidades gerais apresentadas pelo grupo;
- estimular os alunos com resultados positivos, em cada etapa letiva, a perseverarem em seus esforços e a colaborarem com os demais;
- oferecer acompanhamento pedagógico e orientação de estudo aos alunos com aprendizagem deficiente, em cada etapa letiva;
- favorecer a adaptação dos alunos novatos.
SESSÃO COLETIVA:
Realizada com toda a turma, objetiva:
- refletir sobre conceitos que sustentam a vida humana e contribuem para a formação da cidadania, de acordo com a faixa etária;
- atender às necessidades de aprendizagem ou de conduta, apresentadas pela turma.Observações:
No Ensino Infantil e 1º segmento do Ensino Fundamental, as sessões coletivas são realizadas:
- diariamente, pela professora da turma;
- semanalmente, pelas Assessoras Educacionais, segundo planejamento feito com as professoras.
No Ensino Fundamental (6º ao 9º Ano) e Ensino Médio são realizadas pelas Assessoras Educacionais e professores especializados, semanalmente, em atividades de Ética e Cidadania e aulas de Introdução às Ciências Humanas, respectivamente.
ATIVIDADES DIVERSAS:
São desenvolvidas ainda as seguintes atividades que visam à formação e ao desenvolvimento integral do aluno:
- eleição de representantes de turma, nos cursos Fundamental (2º segmento) e Ensino Médio;
- atividades de integração para turmas em início de curso: Infantil, 5º Ano e 1a Série do Ensino Médio (atividades recreativas, esportivas e culturais, lanches e encontros com alunos das demais turmas);
- atividades esportivas: torneios, olimpíadas, amistosos e competições com outros colégios;
- oficinas de teatro para alunos do Ensino Médio;
- bandinha para alunos do Fundamental (1º ao 5º Ano);
- atividades socioculturais diversas.
Horário de funcionamento dos cursos - Manhã
Educação Infantil: das 7h às 11h30
Ensino Fundamental do 1º ao 5º Ano: das 7h às 11h30
Ensino Fundamental do 6º ao 9º Ano: das 7h às 11h40
Ensino Médio: das 7h às 12h30
Oficinas extracurriculares: das 11h40 às 12h30
A 3ª Série do Ensino Médio tem aulas regulares às terças-feiras, de 13h30 às 17h10. A tolerância para atrasos é de meia hora.
As turmas do Ensino Fundamental II terão horário estendido até as 12h30 três vezes por semana, de 6º ao 8º Ano e quatro vezes por semana no 9º Ano.
Horário de funcionamento dos cursos - Tarde
Educação Infantil: das 13h às 17h30
Ensino Fundamental do 1º ao 5º Ano: das 7h às 11h30
Oficinas extracurriculares: das 17h40 às 18h30
A 3ª Série do Ensino Médio tem aulas regulares às terças-feiras, de 13h30 às 17h10. A tolerância para atrasos é de meia hora.