4º Ano A aprende sobre controle dos pensamentos, consumo consciente e customização de objetos
As professoras Maria Natália Serpa e Fábia Colombarolli realizaram várias atividades com os alunos do 4º Ano A buscando associar conteúdos estudados em Geografia, com a prerrogativa de conhecer a si mesmos e à realidade do mundo mental, para controle dos pensamentos. O principal objetivo foi estimular os alunos à prática da vida consciente.
Após uma excursão virtual em uma fazenda, para observarem o uso da agricultura moderna, as professoras receberam, de seus produtores, o café produzido no local para presentear seus alunos numa embalagem que, posteriormente, poderia ser utilizada como cofrinho ou porta objetos. Ficou exemplificado assim, para as crianças, que aquela embalagem poderia ser customizada e, seu uso, modificado, para aumentar sua vida útil. Assim seria praticada a importante atitude de reutilização, reciclagem e artesanato que aprenderam na disciplina de Geografia.
Durante a atividade de artesanato, alguns alunos recordaram com alegria de atitudes conscientes de consumo e cuidado com o meio ambiente que já praticam ou praticaram com suas famílias. A aluna Lara Machado recordou que a família se preocupa com a produção de lixo e tenta usar poucos descartáveis em dias de festas. Marina Miranda identificou que o hábito de usar canudinhos de metal se relaciona com o consumo consciente.
A atividade propiciou que as crianças ampliassem sua visão com um exemplo prático levando a turma a muitas reflexões valiosas, também sobre o tema da agenda do mês de maio que ensina que: “Os extremos são sempre perniciosos. Deve buscar-se em todo momento a proximidade do normal, do equilíbrio e do justo.” (Da Pedagogia Logosófica)
Os alunos ficaram muito felizes com o café e com a oportunidade de realizar artesanato e presentear algum familiar. Perceberam que uma decisão de compra pode e deve ser pensada para atender a mais de um objetivo.
Tudo o que foi estudado será consolidado, posteriormente, numa atividade escrita.