Dia das crianças é comemorado no 1º Ano A com muita diversão!
As professoras do 1º Ano A, Fernanda Mesquita e Juliana Domingues, prepararam uma semana recheada de atividades divertidas em comemoração ao “Dia das crianças”.
Tudo começou com uma conversa, em sala, onde, professoras e alunos, fizeram uma linha do tempo contendo as diversas fases da vida. As crianças participaram com entusiasmo relatando “coisas” próprias da vida de bebê, de criança, de adolescente, de adulto e de idoso. Os alunos receberam muitos estímulos para valorizarem a fase que estão vivendo, a infância, que os permite fazer muitas descobertas e aprender muito enquanto brincam e fazem amigos.
Brincadeiras com água deram início às comemorações! No dia seguinte, a turma foi dividida em dois grupos e fizeram rosquinhas de leite. Enquanto, literalmente, as crianças colocavam a mão na massa, aprenderam noções de peso e quantidade. Com a massa no ponto, foi a vez dos pequenos darem formas às rosquinhas, usando muita criatividade. De forma descontraída treinaram habilidades motoras e valores importantes para a vida: fazer a modelagem dos biscoitinhos com gosto e muito cuidado, saber esperar que as rosquinhas ficassem prontas, de forma inteligente, realizando outras atividades enquanto aguardavam e ser generoso ao preparar muitos biscoitinhos sabendo que não seriam apenas para eles e sim para toda a turma.
No final do horário, todos foram para o pátio, e, com distanciamento, se deliciaram com as rosquinhas que, com certeza, ganharam um sabor especial!
Na quarta-feira foi o dia do “mini cientista”! O 1º Ano A assistiu um episódio do programa: “O Lab de Emily”: andando no “oobleck”, que trata de fluidos não newtonianos. Depois, todos puderam fazer seu experimento e aprender um pouquinho mais sobre esse assunto. Mais uma oportunidade para cultivar a paciência e também a observação atenta. Fernanda e Juliana aproveitaram para lançar o seguinte desafio: “O que podemos aprender com essa experiência científica pensando em nossa vida interna?”. O 1º Ano A está aprendendo que podem observar, experimentar, ver o que deu certo e o que deu errado em suas atitudes buscando consertar o erro e modificar o que for necessário para novos acertos.
Já na quinta-feira foi o dia de aprender brincadeiras novas! E, na sexta-feira, a semana foi encerrada com o dia do artista. A turminha conheceu um pouco mais sobre o trabalho de “Vick Muniz” e, depois, inspirados em suas obras, cada criança teve a chance de criar sua própria obra de arte usando materiais diversos!