Projeto “Friends” no Infantil 4 B proporciona descobrir alguns segredos para ampliar as amizades
“Não se poderia conceber a amizade se ela não fosse presidida pelo ternário simpatia-confiança-respeito, indispensável para nutrir o sentir que a constituiu.” (Da Pedagogia Logosófica)
Inspiradas pela orientação das palavras acima, as professoras Marcília Torres e Francielle Pires de Oliveira, planejaram um trabalho com as crianças do Infantil 4 B para dar início à formação de um conceito muito importante: a amizade. Dessa forma nasceu o projeto “Friends”!
O livro, “Segredinhos para ampliar as amizades”, de Jaqueline Miotto Zolet, foi lido, em sala, para as crianças, pelas professoras e a turminha extraiu de suas páginas quais segredinhos podem ser exercitados na convivência com os amigos e familiares, com destaque para a simpatia, o respeito e a confiança.
“Ao longo do projeto, os alunos estão compreendendo que em nosso coração cabem muitos amores e que cada amigo tem o seu jeitinho e algo importante para ensinar e também para aprender. Com isso propusemos, após um sorteio, que cada criança fizesse um desenho para o amigo, retratando, ambos, numa brincadeira feliz. Convidamos a assessora Maria Fernanda e os personagens Chiquinho e Maricotinha para coordenar a entrega dos desenhos! Cada criança pôde entregar seu desenho para o amigo, que colocou no mural intitulado: “ We are all friends!” Vivemos um momento muito sensível! As crianças ficaram felizes em receber o desenho do amigo e entenderam que podemos brincar, ensinar e aprender com todos!”, relatou a professora Marcília.