A turma do Infantil 5 A aprende sobre ser independente e faz muitas descobertas
O projeto institucional Pátria promoveu muitas reflexões entre as crianças e as professoras do Infantil 5 A, porém, aprender a ser independente chamou especial atenção dos alunos.
O que pode ser feito de forma independente aos cinco anos? O que ainda não é possível fazer sozinho(a)? O que é importante aprender com essa idade? Estas foram as perguntas que movimentaram a turminha! Conhecer a própria capacidade, buscar o conhecimento, superar-se, tornar-se capaz, colaborar consigo mesmo, na escola e com a família foram os aspectos destacados e que possibilitam adquirir a condição de ser independente e, aos poucos, colaborar para um mundo melhor.
A leitura do livro Grande ou pequena? de Beatriz Meirelles da editora Scipione, feita pelas professoras Julieta Lima e Taís Veiga enriqueceu o trabalho pois os alunos puderam se identificar em muitas situações para as quais são pequenos e outras para as quais já são grandes! E a frase: “Tentar, tentar até conseguir!” ajudou a que todos se sentissem motivados em seus esforços.
“Ontem eu servi o meu prato, coloquei no micro-ondas, fiz isso tudo sozinho. Antes eu precisava da minha mãe, agora eu faço sozinho e com responsabilidade.”, identificou o aluno Gabriel.
“Eu sou independente para lavar roupa e ler livros e ainda dependo da minha mãe ou do meu pai para pentear meus cabelos, tocar violão, dirigir carro, cozinhar, passear.”, comentou Alice Mourão.
“Para lavar louça sou grande, para mexer no fogão sou pequena”, reconheceu Paula
“Eu sou grande para comer comida, e pequena para dirigir carro”, concluiu Carolina.
“Eu não consigo amarrar meus sapatos, mas consigo fazer suco de laranja, vestir minha roupa e comer sozinho.” – manifestou Nícolas.
“Sou pequena para acordar sozinha e sou grande para não deixar o picolé sujar o carro”, contou Victória.
“Sou grande para chupar chupeta e sou pequeno para dirigir um navio”, concluiu Luiz Fernando.