Oficina de Libras desperta interesse nos adolescentes do 6º ao 9º Ano
As turmas do 6º ao 9º Ano tiveram a oportunidade de participar de uma Oficina de Libras, coordenada pelas professoras Zuleica Miranda, representante da comunidade surda, e Graciela Ribeiro.
A oficina contou com três partes: a apresentação sobre Libras e suas características, o ensino do alfabeto – usado para nomes e endereços –, e o ensino da forma de se cumprimentar.
Os adolescentes foram desafiados a uma parte prática: representar seus nomes e os dos colegas, para se exercitarem na leitura em libras.
“A proposta era a de que os adolescentes tivessem um campo para conhecer mais a realidade da comunidade surda, estimulando iniciativas que, nós ouvintes, podemos ter em relação a ela. Partindo do pressuposto de que cada um de nós possui uma realidade diferente, com necessidades, aptidões e limitações e que, ao conhecermos a realidade de cada um, favorecemos a convivência entre as pessoas, os alunos puderam se colocar um pouco no lugar da Professora Zuleica, e pensar em como seria o dia a dia deles sem o uso da audição. Observamos que a oficina foi muito além do ensino da Língua Brasileira de Sinais.”, manifestou a professora Graciela.
No contato com as características da Língua Brasileira de Sinais, os alunos tiveram a oportunidade de compreender que ela não é universal, pois existem mais de 200 línguas de sinais no mundo. Zuleica relatou, entre outros aspectos, que sua língua materna é Libras e que é bilíngue, pois aprendeu Português, sua segunda língua, quando criança.
“O contato com pessoas surdas ajuda a compreender mais a sua realidade e estimula a ampliar os conhecimentos sobre ela favorecendo que surjam iniciativas para que sejamos cada vez mais inclusivos. A inclusão está presente na tolerância verdadeira, real, uma tolerância que está vinculada à paciência, apoiada no respeito, que é um meio essencial para a convivência harmônica.”, acrescentou Graciela.
Os adolescentes demonstraram muito interesse na Oficina, participando ativamente, fazendo perguntas bem pensadas e elaboradas, demonstrando que gostam de ampliar seus conhecimentos. Seguem alguns depoimentos:
“Achei muito interessante e, além disso, Libras é um conhecimento muito útil. Eu gostaria de me aprofundar mais no tema.”
“Gostei muito da primeira oficina. Gostaria de repeti-la mais vezes.”