Amigo oculto de cartas, no 3º Ano A do Ensino Fundamental, propicia a prática do bem
O 3° Ano A viveu uma experiência muito sensível e significativa nos primeiros dias de aula. A atividade foi iniciada com uma conversa e com a criação de um mural sobre o projeto anual do Colégio – Conviver: uma grande oportunidade!
Para a montagem do mural, cada aluno escreveu um aspecto que considera importante para uma convivência feliz, e ilustrou-o de forma criativa. As professoras Júlia Lisboa e Natália Souto observaram que o trabalho foi realizado com boa disposição e alegria.
No conteúdo de Língua Portuguesa, os alunos do 3º Ano A começaram a explorar o gênero textual carta e realizaram uma atividade muito especial: o amigo oculto de cartinhas!
A turma demonstrou muito estímulo com a proposta de presentear um colega, escrevendo-lhe uma carta. No primeiro momento, foi realizado o sorteio, em que cada criança tirou um papelzinho com um nome. A atividade foi um sucesso! As cartas foram produzidas com muito carinho, e alguns aproveitaram para fazer perguntas com o objetivo de conhecer melhor o colega, outros escreveram sobre experiências vividas juntos, valores observados no amigo, entre outros aspectos.
“A animação para o dia da entrega das cartas foi grande! Durante a dinâmica, cada um teve a oportunidade de ir à frente da sala e fazer adivinhas a partir das características do colega para que a turma descobrisse quem era seu amigo oculto. Foi um momento muito divertido e todos participaram com muito entusiasmo! No final, todos entregaram e receberam uma cartinha.”, relatou, feliz, a professora Júlia.
Os alunos vivenciaram uma grande oportunidade! Fazer e receber o bem e, assim, comprovar a importância da convivência afetuosa entre os semelhantes.
Certamente, a atividade propiciou um maior vínculo entre a turma e as professoras.