Fortalecendo as mãozinhas, no Infantil 4 A, cultivando o esforço e a observação
A professora Alessandra Salles, do Infantil 4 A, propôs, aos seus alunos, um desafio para trabalhar a musculatura fina das mãos.
Com massa de modelar, cada criança fez duas bolinhas que foram afixadas na mesa. Em seguida, com suavidade, encaixaram um espaguete de macarrão em cada bolinha. O desafio maior era separar as miçangas recebidas, classificando-as, por cor, nos dois macarrões. A atividade exigiu o treino da coordenação viso-motora, do movimento de pinça e, também, o freio motor para movimentar as mãos de forma delicada.
Após esse momento, a professora explicou para a turma o que é uma sequência e propôs que os alunos tentassem construir, na torre de miçangas, sua própria sequência de cores. A turma demonstrou interesse pela execução da atividade e todos se esforçaram para preencher os macarrões por completo.
A todo instante, os alunos foram estimulados a exercitar a faculdade mental de observar e a fazer esforço para enfrentar as dificuldades que encontravam, persistindo até conseguir!