Estudantes do 8º Ano refletem sobre os sentimentos nas relações
Nas aulas de Ciências do 8º Ano, o conteúdo abordado não se relaciona apenas à parte física do corpo humano, sua fisiologia ou anatomia, mas também, a temas como: a mente, os pensamentos, as inquietudes, as relações humanas, entre outros que se referem ao mundo interno que todos os seres humanos possuem e muitas vezes, desconhecem.
Em uma das aulas, a professora Milena Almeida preparou uma dinâmica com a turma, utilizando um texto, com o objetivo de vivenciar e analisar situações nas quais o tato, a audição, a fonação, a atenção, o pensar e o sentir estejam presentes.
Os alunos, sentados em círculo, acompanharam a leitura do texto, que foi interrompida algumas vezes para que a professora passasse três saquinhos com floquinhos diferentes por fora do círculo. Os alunos colocaram as mãos dentro dos saquinhos, sentindo e identificando a textura do conteúdo de cada um, sem que visse o que estava tocando.
De acordo com o texto, o saquinho de floquinhos representava a mente, que distribuía “floquinhos quentes”, “floquinhos frios” e “floquinhos falsos”. De forma geral, os floquinhos relacionavam-se aos sentimentos e atitudes (boas, ruins ou falsas) e as relações entre as pessoas.
Ao final do texto, os alunos refletiram sobre o que foi apresentado e responderam algumas perguntas relacionando-as com as suas vivências.
“Em alguns momentos achamos que estamos recebendo “floquinhos frios”, quando nossos pais ou professores nos chamam a atenção, mas, na verdade, são “floquinhos quentes”, pois eles só querem o nosso bem.” - Luísa Domingues
“Tal como acontece com os pensamentos, os sentimentos requerem uma consagração íntima por parte daquele que se dedique a seu cultivo, devendo esforçar-se por conservá-los e incrementá-los, enobrecendo-os gradualmente. Os sentimentos se perpetuam pelo estímulo incessante da causa que lhes deu origem.” (Da Pedagogia Logosófica)