Explorando o urucum no Infantil 4 A
O aluno Gustavo Chagas trouxe para a sala do Infantil 4 A uma novidade que descobriu em um passeio com sua família, durante um feriado.
Para que a descoberta fosse compartilhada com os colegas, as professoras Alessandra Salles e Bruna Godoy fizeram uma grande roda para que Gustavo tivesse a oportunidade de mostrar o urucum.
As crianças não sabiam o que era aquilo, se era um fruto, se era uma semente... O interesse da turma foi despertado. Gustavo explicou que com as sementes era possível fazer tinta.
Aproveitando o momento e o interesse de todos, Alessandra contou aos alunos, que os índios usam urucum para pintar a pele em determinadas comemorações e utilizam a sua tinta em outras atividades também. Uma das alunas perguntou se havia espinhos no urucum. Todos puderam sentir a textura e perceber que, apesar de ter uma espécie de espinhos, não machuca as mãos. Após esse momento, o urucum foi aberto e Gustavo mostrou as pequenas sementes em seu interior.
“Conversamos sobre a importância de observamos a natureza, que nos fornece tantas maravilhas! Em seguida, a atitude generosa do Gustavo possibilitou, também, que toda a turma fizesse uma pintura com as sementes de urucum, explorando mais um elemento da natureza.”, relatou Alessandra.