Infantil 4 B aprende alguns segredos para fazer novos amigos e conservar os que já possuem
As professoras Marcília Torres e Francielle Pires de Oliveira prepararam um mural de boas-vindas para a turma do Infantil 4 B, com o objetivo de iniciar o estudo sobre o tema anual da agenda de 2022: “Conviver: uma grande oportunidade!”. O mural também pode ser um apoio e um estímulo ao trabalho com grandes conceitos relacionados a esse tema, ao longo do ano, tais como: Deus, amizade, simpatia, respeito, bondade, colaboração, dentre outros.
O mural foi feito com as fotos das professoras e dos alunos ligados por uma fita, para ilustrar que cada um deles é uma peça importante e de conexão para uma boa convivência, em que é necessário cada um fazer a sua parte e também aprender uns com os outros. À medida que se identificavam nas fotos demonstravam entusiasmo!
“Explicamos às crianças que elas dão vida ao ambiente da sala de aula e trazem alegria. Para completar o nosso mural, nossos alunos pintaram as mãozinhas simbolizando a união entre os colegas e as professoras e relataram uma atitude que podem ter para favorecer uma convivência feliz.”, relatou a professora Marcília.
Dessa forma, ao longo do mês de fevereiro, a turma conversou sobre o que é necessário cultivar, internamente, para se ter uma boa convivência com todos que os rodeiam. Ouviram histórias relacionadas e estabeleceram combinados.
“Lemos para as crianças o livro “A coroa da Princesa”, de Adriana Miranda, que conta a história de uma menina que achava que, usando um adereço lindo, teria muitos amigos, mas seu enfeite se quebra e ela enfrenta a situação com a ajuda da mamãe. Conversamos sobre a história e concluímos que os pensamentos e os sentimentos que temos dentro de nós é que são importantes para fazer novos amigos e cuidar das amizades que já temos. Destacamos a importância de ser alegre e carinhoso na convivência.”, manifestou Marcília.
“Sabemos que a convivência é fundamental para o desenvolvimento de habilidades importantes como o senso de pertencimento, a capacidade de compartilhar, de cooperar e de ser empático, porém, nossos alunos estão compreendendo que, tudo isso só será uma realidade se cada um se esforçar e cultivar valores, em seu mundo interno, para uma boa convivência e para sua melhora como ser humano.”, completou Francielle.
“Tratando-se de amigos, ponha sempre de sua parte muito boa vontade, pois deve ser seu o interesse de conservá-los.” (Da Pedagogia Logosófica)