O estudo e a prática da simpatia, no Infantil 5 B, promove um momento sensível na turma
A convivência é um campo de experiências que pode ser melhorado sempre! Pensando em favorecer a convivência entre as crianças do Infantil 5 B, as professoras Marina Miranda e Marília Sales utilizaram o tema do Projeto Institucional do mês de fevereiro, “simpatia”, para que seus alunos pudessem ampliar esse conceito e praticá-lo, em suas relações, com mais consciência.
Fundamentadas no seguinte conceito: “Inspirar simpatia é criar um meio de convivência feliz.” (Da Pedagogia Logosófica) Marina e Marília leram, para a turma, o livro “Rita não Grita”, de Flávia Muniz que conta a história de uma garotinha, chamada Rita, que sempre se irritava quando algo não funcionava como ela queria e gritava com todos que estavam a sua volta. Com a Rita, personagem do livro, observaram atitudes não simpáticas. Partindo daí, os alunos foram desafiados, pelas professoras, a recordar situações ou momentos em que elas não foram simpáticas umas com as outras incentivando-as a penetrarem em seu mundo interno para fazer esse reconhecimento.
“Durante a nossa conversa, uma de nossas alunas se identificou com a personagem Rita e se prontificou a resolver seus problemas de outra forma.”, relatou a professora Marina.
Em outro momento, Marina e Marília apresentaram imagens de pessoas com diversas fisionomias retratando a alegria, a tristeza, quando se está bravo, ou chateado, o que promoveu muitas reflexões no conjunto sobre o que cada fisionomia causava no interno de cada um.
“Algumas crianças, ao verem a imagem de uma fisionomia brava, manifestaram que não gostam de ficar perto de pessoas que estejam assim, que preferem quando as pessoas se mostrava alegres. O aluno Arthur de Paula, por exemplo, chegou a afirmar que o seu coraçãozinho até pula de alegria ao ver as imagens de pessoas felizes!”, relatou Marina.
“As crianças perceberam que o sorriso é uma boa ferramenta para aproximar pessoas e fazer amizades.”, complementou Marília.
As professoras trabalharam também com a imagem do ímã, para fazer uma analogia sobre a lei de atração e repulsão, que também atua na convivência. Fizeram um experimento com dois ímãs para que os alunos sentissem o efeito dessas duas forças, no físico.
“As crianças entenderam a importância da simpatia e das boas atitudes pois, quando estamos bem e fazemos o bem, consequentemente, atraímos os seres para perto de nós. Concluímos que ser simpático fortalece as amizades, além de propiciar um ambiente prazeroso para uma convivência mais feliz. Temos percebido que os alunos têm se esforçado para serem simpáticos uns com os outros, principalmente nos pátios, demonstrando que estão compreendendo esse importante conceito e que estão dispostos a aplica-lo na vida. Identificamos aí um importante resultado!”, manifestou a professora Marina.