O primeiro dia do brinquedo, no Infantil 4 B, gerou muitos aprendizados
O dia do brinquedo no Colégio Logosófico foi criado para contribuir com o desenvolvimento das crianças de forma ampla: aprender a conviver com harmonia, formando vínculos de amizade. Ao se esforçar para compartilhar seus brinquedos, os alunos aprendem a resolver os pequenos conflitos que possam surgir, com os possíveis empréstimos de brinquedos e com as propostas feitas por eles de brincadeiras coletivas. É algo que favorece, também, a criatividade e a imaginação natural das crianças. E, nesse compartilhamento de brinquedos e brincadeiras, as crianças são estimuladas a se exercitarem no cultivo de valores que serão importantes durante toda a vida: bondade, gratidão e generosidade.
Em meados de março, as crianças do Infantil 4 B viveram o seu primeiro dia do brinquedo após um período de restrições devido a pandemia do Covid-19, orientadas pelas professoras Marcília Torres e Francielle Pires de Oliveira.
“Por se tratar da primeira experiência, fizemos uma roda de conversa para que as crianças manifestassem como poderiam aproveitar melhor esse dia e a oportunidade que se abria para elas. Vários aspectos foram trazidos: 'emprestar o brinquedo', 'ter cuidado com o próprio brinquedo e com o do amigo', 'brincar juntinho', 'pedir para ver o brinquedo e ser delicado ao pegar, sem tomá-lo do amigo', 'saber a hora de brincar com o brinquedo e a hora de guardá-lo para realizar outras atividades'. Ao final da aula, nossos alunos fizeram um desenho representando o que mais gostaram de viver nesse dia que foi marcado pela alegria e pela boa disposição!”, relatou a professora Marcília.