Atividades dinâmicas de Matemática no 3º Ano A movimentam a turma
O 3º Ano A teve duas atividades muito interessantes na disciplina de Matemática. A primeira foi um jogo, na sala de aula, em que os alunos foram divididos em duas equipes. A cada rodada, um representante da equipe competia na corrida para tocar a campainha primeiro. Quem conseguisse, deveria responder uma pergunta sobre o conteúdo em foco, feita pela professora Júlia Lisboa. As crianças se divertiram muito, e ainda revisaram a matéria e se esforçaram para realizar o trabalho em equipe, um ajudando o outro.
A segunda atividade foi realizada envolvendo toda a Escola. Para trabalhar o conceito de gráficos e tabelas, os alunos se dividiram em trios e foram em busca de pessoas para responder à seguinte pergunta: “What is your favorite fruit?” Havia quatro opções de resposta: orange, pineapple, banana or grape. Depois, organizaram os dados levantados em tabelas. A atividade foi muito significativa!
A busca por professores, funcionários e alunos adolescentes para responder as perguntas contribuiu para vencerem o pensamento de timidez. Também foi uma grande oportunidade para inserir o programa bilíngue na Matemática.
“Além de praticar o Inglês, nossos alunos puderam agir de forma docente, ajudando as pessoas que não compreendiam a pergunta ou tinham alguma dúvida. As crianças ficaram entusiasmadas! Conversaram com os entrevistados de forma respeitosa e foram muito bem recebidos por todos. Ao longo da atividade foram registrando os dados, que depois foram usados para produzir uma tabela e um gráfico. Observamos um resultado muito positivo em relação ao aprendizado além da oportunidade de aprenderem se divertindo!”, relatou Júlia.