Uma ideia feliz, acolhida pela turma do 3º Ano A, rende frutos importantes para a vida
Durante o estudo sobre o gênero textual Carta do Leitor, um aluno, do 3º Ano A, sugeriu que a turma enviasse uma carta para a Editora Moderna, pedindo para que aumentassem a quantidade de linhas para as respostas das atividades, uma vez que são poucas, então nem sempre é possível escrever respostas completas. A turma adorou a ideia!
Na sala de aula, os alunos escreveram a carta coletivamente. Antes de começar, a professora Júlia Lisboa perguntou para as crianças como nos sentimos ao receber uma crítica e o que faz ela ser bem recebida ou não. Na conversa, percebemos que os livros didáticos utilizados são ótimos e colaboram muito com a aprendizagem de todos. Seria importante, então, valorizar na carta os inúmeros pontos positivos do material, além de fazer a sugestão de melhoria observada. A turma ficou super estimulada e a carta foi escrita com muito cuidado e carinho.
Durante a escrita, conversamos sobre qual seria a linguagem adequada, se era necessário ser mais formal, como a turma poderia se apresentar, entre outros aspectos, recordando também do conteúdo trabalhado no estudo daquele gênero. A carta foi enviada junto com uma linda foto de todos os escritores!
À medida que os dias passavam, os alunos foram ficando ansiosos para saber se receberiam uma resposta da Editora Moderna. Todo dia questionavam as professoras sobre o assunto. Até que chegou, pelo Correio, uma correspondência endereçada a eles! Todos ficaram muito animados ao ver o pacote, que parecia ser maior e mais pesado do que seria necessário se a resposta fosse apenas uma carta também. Ao abrir o pacote, tiveram uma surpresa: além da linda carta escrita pela funcionária Andressa Sarsur, a turma ganhou alguns livros literários de presente. A professora Júlia fez a leitura da carta para a turma e, durante o trecho “Qualquer dia, vou combinar com a professora Júlia de ir até a escola pessoalmente e fazer uma visita à turma de vocês. O que acham?”, as crianças responderam com um vibrante SIM!!!
Na carta, Andressa avisou que a sugestão dada pelas crianças havia sido encaminhada para o setor responsável. Foi um momento muito significativo para os alunos, que ficaram muito felizes!
A experiência se estendeu além do conteúdo: os alunos colocaram em prática o fazer o bem de forma consciente!