Estudantes do 8° Ano fazem experimento sobre o Sistema Digestório nas aulas de Ciências
Após estudarem os conteúdos relacionados à alimentação saudável, os alunos do 8º Ano iniciaram seus estudos sobre o Sistema Digestório.
Os estudantes estão compreendendo que os alimentos não servem apenas para serem degustados, mas, principalmente, para fornecer energia para o bom funcionamento do organismo, fornecer materiais para a construção das células e para o reparo de algumas de suas partes, além de regular os processos fisiológicos.
Com o objetivo de auxiliá-los na compreensão do Sistema Digestório, em uma das aulas práticas, a professora Milena Almeida explorou, com a turma, quatro procedimentos envolvendo o sistema em questão. Todos puderam visualizar e tocar tecidos e órgãos, compreender a importância da mastigação bem como da boa alimentação.
“Foi uma experiência que deixou os adolescentes muito estimulados pois puderam tocar em uma amostra de fígado bovino, na musculatura e na mucosa estomacal bovina e, também, visualizaram uma lâmina de intestino humano preparada no microscópio. Após essa vivência, desenharam o que visualizaram e tocaram e descreveram o que observaram, discutindo com o grupo.”, relatou Milena.
Em outro momento, utilizando pastilhas efervescentes, uma triturada e uma inteira, os estudantes adicionaram cada uma em um copo com a mesma quantidade de água e visualizaram em qual deles a absorção foi mais rápida. Ao final do experimento, os grupos deveriam responder se poderiam comparar o que viram com o fato de termos que mastigar bem os alimentos.
A aula prática favorece o processo de aprendizagem e é um recurso estimulante para os alunos, que saem da rotina da sala de aula e podem vivenciar experiências diferenciadas.