Estudantes da disciplina Ciência, Saúde e Sociedade produzem cartaz informativo e iniciam aulas práticas de anatomia e fisiologia
Aulas práticas oferecem um precioso auxílio no processo de apropriação, interação e desenvolvimento de conceitos científicos por parte dos estudantes. Possibilitam que eles aprendam a aproximar-se objetivamente do seu mundo, no seu dia a dia e a desenvolver soluções para diversas situações.
No segundo ciclo da disciplina Ciência, Saúde e Sociedade, denominado, O corpo humano na prática, inicialmente, com as professoras Graziela Fernandes e Milena Almeida, os alunos aprenderam sobre os conceitos relacionados à anatomia e fisiologia humanas, tiveram contato como um breve histórico desses temas e, também, foram apresentados aos sistemas do corpo humano.
Em seguida, divididos em grupos, escolheram um sistema do corpo humano e montaram um cartaz informativo contendo: anatomia, função/objetivo do sistema, principais doenças, tratamento e prevenção. Após a produção dos cartazes, os grupos apresentaram o resultado de suas buscas, propiciando um momento de muita troca e aprendizado entre todos.
Em um terceiro momento, por meio de roteiros e, orientados pelas professoras, os estudantes iniciaram as práticas envolvendo alguns dos sistemas estudados: digestório, cardiovascular, nervoso, respiratório, sensorial e musculoesquelético.
“No momento das práticas no laboratório, nossos alunos também tiveram contato com réplicas de peças anatômicas humanas e peças anatômicas bovinas e suínas que se aproximam da anatomia e fisiologia humanas. Os roteiros distribuídos continham objetivos, materiais e procedimentos além de perguntas para discussões entre os integrantes dos grupos e entre os grupos. Nesse momento, participamos como mediadoras do processo de ensino e aprendizagem.”, explicou Milena.
As aulas práticas, da forma como têm sido realizadas como proposta do itinerário formativo do novo Ensino Médio, favorecem o desenvolvimento das funções de estudar, de aprender, de ensinar, de pensar e de realizar, um dos objetivos do Plano Logosófico de Educação.