Conciliação e Discrição é tema de estudo no 5º Ano A
“Não há diferenças nem desavenças que não possam conciliar-se, tudo deve conciliar-se [...] Isso é o que aproxima os seres, o que cria simpatia, afeto de que tanto necessitam os seres humanos para sua própria felicidade, para sua paz.” (Da Pedagogia Logosófica)
As alunas Isadora, Alice Torres e Manuela, da turma do 5º Ano A fizeram uma apresentação sobre o tema conciliação. Elas afirmaram que “... as diferenças fazem parte do nosso dia a dia.”. Cada aluna elaborou uma maneira diferente, de apresentar para os colegas, sobre o que compreenderam ser o valor da conciliação. “Uma delas escreveu um texto, outra fez desenhos e relatou uma situação vivida em família. A última manifestou sobre uma experiência que tinha vivido, poucos minutos antes, com suas colegas, além de escrever um breve texto sobre o que ela compreende ser conciliação e lê-lo para turma.”, contou Priscila.
Alguns dias depois, as mesmas alunas propuseram aos colegas a realização de um “quizz”, com perguntas sobre o que tinham compreendido e como atuariam com a conciliação, frente a certas situações fictícias. Ao final da apresentação, elas deixaram claro, para seus colegas que, conciliar é “uma forma pacífica de se resolver conflitos que vivemos no nosso dia a dia.”
“Com muita alegria, as alunas Clara, Helena Batista e Maria Elisa apresentaram sobre o tema discrição. As alunas elaboraram um teatro, onde uma delas conta sobre uma viagem para Cancun, relatando alguns detalhes sobre a viagem de forma indiscreta, com ostentação, como os preços do que compraram. Terminada essa primeira parte, as alunas encenaram um segundo tipo de conduta, da mesma situação, porém atuando com mais discrição. Então, elas perguntarem aos colegas: “Em qual das situações você percebeu que houve atuação da discrição? ” As crianças conseguiram identificá-la com facilidade.”, relatou Priscila.
A professora Juliana Pagliosa, ampliou o conceito de discrição ensinando às crianças que é discreto quem não faz ostentação do que sabe. Segundo ela, “...não se é indiscreto ao saber de algo ou alguma situação, mas é preciso ter cuidado com o uso que fará com a informação, não a usando de forma indiscreta.”
E para encerrar com chave de ouro, o trio presenteou a turma com um lindo cartão, feito à mão, para sempre recordarem de atuar com a discrição.