A Semana literária no Infantil 3 B movimentou a turminha
Durante a Semana Literária no Infantil 3 B, as professoras Rosemary Gurgel, Rônia Gondim e Thainá Roque prepararam diversos momentos de leitura, com formatos e pessoas diferentes, para favorecer o despertar do gosto por esse importante hábito.
Em sala, sentados à mesa, na biblioteca infantil, deitados em almofadas ou em lençol estendido no chão das quadras, os pequenos alunos ouviram histórias lidas pelas professoras da própria sala, pela coordenadora pedagógica Eliana Godoy e pelas professoras do Infantil 5 B. O objetivo era oferecer sempre um ambiente agradável para que os pequenos alunos desfrutassem da delícia de ter contato com os livros.
Na biblioteca da Escola, as crianças participaram de contação de história com a bibliotecária Vera Murta e cada uma pôde escolher um livro para levar para casa.
“Além de todas essas atividades, realizamos um trabalho especial com o livro As mãos de Rosinha de Glória Barreto, que foi lido, por partes, em ambientes diferentes: sala de aula, debaixo do pé de pitanga e, na fazendinha, no corredor da Educação Infantil. Esse livro, estimula as crianças a usar suas mãozinhas de forma adequada, sempre no sentido do bem. O passo seguinte foi a criação de um livrinho mostrando que, com as mãozinhas, nossos alunos podem desenhar, pintar, fazer carinho, fazer colagem e, também, colaborar de diversas formas. A turma se envolveu com alegria na confecção do próprio livro, que, em cada etapa, utilizávamos materiais diferentes.”, relatou Rosemary.
Com tinta guache nas mãos, as crianças fizeram carimbos no papel craft e deram origem a uma pintura coletiva!
“Recebemos, também, a visita da vice-diretora pedagógica, Vanessa Nagem, que nos mostrou os livros que lia em sua infância e nos convidou para o Sábado Literário. Nossos alunos ficaram felizes!”, manifestou Thainá.
No dia 9 de abril, as crianças e suas famílias puderam visitar as exposições literárias por toda a Escola e receberam mudas das mãos da professora Terezinha Kimura, para plantarem com suas famílias.
“Foram momentos vividos em um ambiente de serenidade, alegria e entusiasmo em torno do importante estímulo à leitura que tanto benefício traz às crianças ao longo da vida, incentivando, também, a busca pelo conhecimento.”, completou Rônia.