A Semana Literária ofereceu uma ótima oportunidade para o Infantil 5 B
A “Semana Literária” ofereceu diversas oportunidades para os alunos do Infantil 5B. Uma delas foi o fato das crianças poderem compartilhar livros que levaram de casa para a sala de aula.
Joaquim Rocha, compartilhou com toda a turma o livro “O menino que via com as mãos”, de Alexandre Azevedo. O livro mostra a história de Juquinha, um menino inteligente e esperto que vê o mundo de modo diferente, devido a uma deficiência visual. E, de tão curioso, quer conhecer tudo o que os seus olhos não podem ver. É um livro encantador que conta com duas escritas: desenhos e braille.
Para explorar bem a ideia do livro e para que as crianças pudessem compreender melhor como Juquinha conseguia ler, Joaquim, juntamente com as professoras, Marina Miranda e Marília Sales fizeram uma pequena dinâmica em sala de aula. Cada criança, uma de cada vez, tinha seus olhos vendados e deveria passar os dedinhos sobre uma imagem do livro, escolhida por Joca, e tentar descobrir qual era o desenho registrado em braile. Até mesmo as professoras entraram na brincadeira!
Em seguida, a turma foi para o ginásio e brincaram de “Cabra cega”. Um aluno de olhos vendados deveria tentar pegar alguém e, depois, descobrir através do tato, qual era o colega que ele havia capturado.
“Foi uma tarde prazeirosa e bastante significativa. Por meio das brincadeiras e do livro, foi possível trabalhar com os nossos alunos sobre as diferenças favorecendo o desenvolvimento da sensibilidade e das faculdades mentais de pensar, raciocinar, julgar, intuir, entender, observar e imaginar, e de trabalharmos o sensorial que é uma importante ferramenta que possibilita a construção de novas conexões nervosas, melhorando assim, as habilidades das crianças de solucionarem problemas, aumentando a capacidade cognitiva.”, relatou Marina.